Contexto Social

O sucesso do programa de educação complementar da Vida Jovem inspirou a criação do CEC – Centro Educativo Cultural Vatterrot, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social da região desde 2007, e atualmente, atua com base na família, fortalecendo-a não só em seus valores, mas também no empoderamento econômico e político, buscando evitar, que situações limite se desdobrem em afastamento comunitário e familiar. Cabe ressaltar que ao longo dos 29 anos de experiência e trabalho junto à crianças e adolescentes, a Vida Jovem tem amadurecido que o melhor lugar do mundo para uma criança estar, é na família!

Deriva desta motivação em garantir direitos e segurança para um desenvolvimento pleno à crianças e adolescentes o desejo de fortalecer e transformar a família, impactando nas comunidades que cercam estes adolescentes, a Missão da Associação Vida Jovem, descrita na apresentação. Para tanto, a Associação desenvolve um processo de educação e inserção dos adolescentes no mercado de trabalho, e direciona seus esforços e atenção para a comunidade à sua volta: os bairros São João Clímaco, Parque Bristol, Jd. Maria Estela, Jd. São Savério, Jd. Patente, Vl Arapuá, e Sacomã.   Na região foco do trabalho da Vida Jovem, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da cidade de São Paulo, e da SEADS – Secretaria Do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a população do bairro de Heliópolis (Distrito do Ipiranga) e dos bairros de São João Clímaco, Sacomã e Parque Bristol e Jd. Savério, ligados a subprefeitura do Ipiranga, possuem os piores índices de vulnerabilidade (IPVS 5 e IPVS 6) Vulnerabilidade Alta e Vulnerabilidade Muito Alta, respectivamente, conforme demonstra o mapa:

Image

Comunidades Atendidas

A região de atuação, Heliópolis, possui aproximadamente um milhão de metros quadrados, localizada ao sul do município de São Paulo, hoje congregando em torno de quinze comunidades, entre elas, Sacomã, São João Clímaco, Jd. Savério, Pq. Bristol entre outras, tendo seus limites na Avenida Juntas Provisórias, até a divisa com São Caetano do Sul que tem como divisor de águas o Rio Tamanduateí e a Av. Guido Aliberti; há 25 km do centro de São Paulo. O transporte público não entra em algumas ruas da comunidade, pois as mesmas são estreitas, obrigando as pessoas a se deslocarem até as vias principais, como a Estrada das Lágrimas, Av. Almirante Delamare, Rua Cel. Silva Castro e Rua Cônego Xavier, onde estão localizados os pontos de ônibus.  Próxima as principais vias de acesso de São Paulo como a Rodovia Anchieta e Avenida dos Estados, têm bem perto o terminal de ônibus e metrô Sacomã inaugurado em 2007 e 2011 respectivamente.

Como área considerada de vulnerabilidade social muito alta, faltam áreas de esporte e lazer , têm moradia inadequada, transporte deficitário, coleta de resíduos inadequada, baixa escolaridade, e consequente baixa renda, famílias monoparentais, alto risco de aliciamento da população mais jovem para o consumo e tráfico de drogas e seus desdobramentos transversais como a violência doméstica e social, DST-HIV-AIDS.